Avançar para o conteúdo principal

As chico-espertices de Montenegro

 Luís Montenegro é Luís Montenegro: uma vez chico-esperto, para sempre chico-esperto. Conhecemo-lo melhor, relativamente a esta sua qualidade (sim, os chico-espertos assumem a chico-espertice como uma elevada qualidade), com o adormecido caso da Spinumviva: pose estadista que não gosta de discutir minudências, filhos e mulher abalados ao ponto de serem quase párias, o trabalhador incansável na linha do "american dream" ou self-made man" e, sobretudo, o pedantismo exposto até ao limite aceitável.

Lembrou-se, agora, de mais um truquezito, agora que, verdadeiramente, ninguém anda com atenção a esta coisa da política, pois o sol e a praia falam mais alto.

Do que se lembrou, então, o primeiro-ministro? De elogiar Mário Centeno, ao ponto de deixar na atmosfera estival a possibilidade de Mário Centeno suceder, no cargo de governador do Banco de Portugal, a Mário Centeno. Evidentemente que o nosso jornalismo, radicalmente estúpido, andou a propagandear esta ilusão.

Claro que Montenegro é quem manda e quem manda pode e o primeiro-ministro encerrará aqui mais um simplório e vinculativo episódio pedante elegendo, com um inefável discurso, o ilustre dr. não sei quantas como governador do Banco de Portugal, com os respetivos encómios, evidentemente, ao sr. dr. Mário Centeno, que cumpriu, leal e honradamente, a sua missão como governador do Banco de Portugal.

Enganar-me-ei? Não, claro que não.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Major-General Saramago

 Não é o único, mas um dos mais recentes comentadores militares a abordar as guerras, de seu nome Jorge Saramago (mais um Major-General), não foge a uma narrativa que, após três anos e meio do início da guerra Ucrânia-Rússia , já não fica nada bem a militares continuarem a defender. O major general Saramago entrou na vida do comentariado na expetativa, a tatear, provavelmente, uma posição vantajosa, que não causasse muitos atritos. Mas depressa tomou posição: o homem é mais um que debita barbaridades: a Rússia avança muito pouco, a Rússia tem um nível de mortos elevado, a Rússia é o diabo... Estou em crer que seria altura de uma maior razoabilidade destas pessoas, principalmente aqueles que ostentam qualificativos militares.

Civilização em terras lusas

Gosto muito de árvores, mas o disparate deveria ter limites nas nossas autarquias. Neste caso, é em Vila Real, mas podia ser numa qualquer cidade ou vila perto de si. Pessoas com mobilidade reduzida? O que será que isso significará para os nossos autarcas?!

(PPD)PSD+(CDS)CDS-PP+PPM=AD

  A luta do PSD e CDS para deixar de fora o PPM permanecendo, no entanto, com a sigla AD foi chumbada pelo Tribunal Constitucional. Se quiserem continuar coligados, estes dois partidos terão de alterar a sigla, pois o PPM faz parte dela. O mais curioso, a meu ver, diz respeito ao CDS, o qual, com sabemos, está representado no parlamento não por mérito próprio, mas por estar coligado com o PSD. O CDS, com a sua enorme força política, não quer a companhia de pequenos partidos na coligação. Um dia, o PSD acorda e verifica que o CDS afinal, só lhe traz problemas, convidando, quem sabe, a Iniciativa Liberal para ocupar o lugar deixado vago pelo CDS-PP. E será nesse dia que o partido fundado por Freitas do Amaral se tornará próximo do PPM, quanto mais não seja pela inexistência representativa. Talvez os Nunos Melos que por lá pululam se lembrem então que não basta andarem encostados para existir.