Leio o título: população cresceu em 2024. Fico contente? Fico descontente? Desconfiado? Haverá, decerto, estados psicológicos diversos para uma notícia destas.
Na minha opinião, o acréscimo populacional num país como Portugal, mesmo que seja através da imigração, só pode configurar uma belíssima notícia, ainda para mais quando algumas populações do interior começam a notar esse efeito do aumento de habitantes nos respetivos concelhos.
Defendo há muito: Portugal é um país demasiado assimétrico, em que conseguem, no fundo, coexistir dois países: um litoral povoadisdimo e um interior com uma elevadíssima escassez humana. Este fenómeno só é comparável com países com dimensões continentais como, por exemplo, o Brasil ou a Rússia. Esta assimetria não se verifica, por exemplo, nos Países Baixos, na Bélgica, na República Checa, na Áustria, etc., países muito semelhantes, em área, a Portugal.
Daí que seja lógico o desafio retórico: e se Portugal tivesse mais 5 milhões de habitantes, a maioria distribuída pelos concelhos do interior?
Uma certeza na resposta: seria um país diferente. Para melhor? Para pior? Na minha opinião, seria um país bem melhor.
Comentários
Enviar um comentário