Avançar para o conteúdo principal

A preciosidade de ser português

 

Não se consegue compreender, do ponto de vista humanitário e prospetivo, a rigidez que a nova lei da nacionalidade traz para os que querem nacionalizar-se e não são Abramovitches.

Temos um problema demográfico e uma assimetria territorial preocupantes. O repovoamento homogéneo do território continental português precisa de ser empreendido.

Perante isto, o que faz este extraordinário governo? Dificulta a naturalização de pessoas que escolheram Portugal para uma existência condigna. Ser português, dizem os demagogos conservadores, não é para qualquer um. É necessário dominar a língua, a cultura, etc. Claro que sim. Eu conheço muitos portugueses (de bem, puros, como diria o Chega e o CDS-PP) que não se enquadram nestes dois pressupostos, por exemplo.

Para além disso (lá está: o enquadramento cultural do que é ser português), esta gente não sabe o que foi a nossa epopeia migratória para  o Brasil e para a Europa civilizada. De epopeia só sabem que existe uma coisa chamada Lusíadas, pelo qual relançaram os apagados cérebros aquando do ensino básico. Basta-lhes. Camões é puro. Camões é ser português.

Depois temos um Presidente da República que, para infelicidade nossa, vai passar cinco anos (dez?) a dizer as maiores inocuidades que um presidente da república pode dizer, com o PS, partido que deveria situar-se nos antípodas desta nova lei, a amaciar-lhe a oratória, numa tentativa patética de descodificação interpretativa da suas eminentes palavras.

Portugal no seu melhor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Major-General Saramago

 Não é o único, mas um dos mais recentes comentadores militares a abordar as guerras, de seu nome Jorge Saramago (mais um Major-General), não foge a uma narrativa que, após três anos e meio do início da guerra Ucrânia-Rússia , já não fica nada bem a militares continuarem a defender. O major general Saramago entrou na vida do comentariado na expetativa, a tatear, provavelmente, uma posição vantajosa, que não causasse muitos atritos. Mas depressa tomou posição: o homem é mais um que debita barbaridades: a Rússia avança muito pouco, a Rússia tem um nível de mortos elevado, a Rússia é o diabo... Estou em crer que seria altura de uma maior razoabilidade destas pessoas, principalmente aqueles que ostentam qualificativos militares.

Civilização em terras lusas

Gosto muito de árvores, mas o disparate deveria ter limites nas nossas autarquias. Neste caso, é em Vila Real, mas podia ser numa qualquer cidade ou vila perto de si. Pessoas com mobilidade reduzida? O que será que isso significará para os nossos autarcas?!

As economias de guerra

As declarações últimas de Trump sobre Putin, Ucrânia, União Europeia, guerra mostram, indubitavelmente, a aposta da América numa economia de guerra, tal como, aliás, aparentemente, é a aposta de muitos outros países e blocos. Acontece que, nesta "lei" mercantil, há quem já esteja no terreno e quem chegue tarde. Os últimos (União Europeia) são, por norma, os mais prejudicados. Estranhamente, há um jubilamento pueril nas hostes europeias, que o comentariado televisivo acompanha. Aplaudem o quê? A continuação da guerra, com este novo"game-changing"?